sábado, 27 de novembro de 2010

SUBSTITUIÇÃO E VERSATILIDADE DOS ALIMENTOS


Você sabia que podemos substituir muitos dos alimentos que consumimos por versões mais saudáveis ou inovadoras, mas que conservam muito do sabor dos alimentos originais?
Anote, então, alguns exemplos:
Ø      Para substituir o creme de leite tradicional bata no liquidificador ½ xícara de castanha do pará, 1/4 de xícara de aveia e 1 xícara e meia de água. Passe por uma peneira fina e utilize nas receitas.
Ø      Misture 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas em 3 colheres de sopa de água. Deixe descansar por 2 minutos e utilize nas preparações, para substituir um ovo.
Ø      A abóbora crua, ralada no ralo médio, pode ser utilizada, nas saladas mistas, no lugar da cenoura crua. Ela se constituiu em uma importante fonte de fibras e vitamina A e, acredite, ninguém vai notar a diferença.
Ø      A melancia pode ser utilizada como tomate, na confecção de um molho saudável e leve. Refogue ½ cebola e 1 dente de alho picados em 1 colher de sobremesa de azeite.  Acrescente 3 xícaras de melancia sem caroço e cozinhe até apurar. Deixe adquirir uma bonita cor alaranjada e acrescente sal. Sirva sobre massas, legumes ou arroz integral.
Ø      Não jogue fora as cascas do abacaxi. Lave-as bem e faça um delicioso chá que atua como digestivo e tem um sabor muito agradável. As cascas do abacaxi também se prestam para o preparo de uma geléia, tão deliciosa quanto a preparada com a polpa.
Aproveite o potencial dos alimentos alimentando-se com sabor e saúde

Nenhum comentário: