sábado, 20 de novembro de 2010

AVEIA

Crescemos com a idéia de que “aveia é só para mingaus”, porém acredite, este cereal integral é um dos mais ricos em nutrientes e merece destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para nós.
Possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Estudos confirmam que o consumo regular de aveia, em diferentes quantidades, está associado ao controle do açúcar no sangue, a um bom funcionamento intestinal evitando a chamada prisão de ventre, à diminuição na absorção de colesterol, à redução na formação de placas de gorduras, responsáveis por doenças cardiovasculares e ao controle da pressão arterial.
Suas propriedades benéficas são atribuídas a uma fibra solúvel chamada beta-glucana. Esta fibra ocorre em maior quantidade no farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia.
Utilize uma colher de sopa de farelo de aveia diariamente em sucos, saladas de frutas, vitaminas, sopas ou iogurte, como forma de aproveitar os benefícios deste importante cereal e enriquecer sua alimentação. O consumo recomendado de fibras na nossa alimentação diária é de 20 a 30 gramas, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais como aveia, grãos, frutas, verduras, legumes.
Experimente esta deliciosa omelete de aveia: Bata 3 ovos, acrescente salsa, tomate, cebola e pimentão picados, 2 colheres de aveia em flocos finos, 2 colheres de leite e sal. Misture e leve a frigideira untada. Levante as bordas com o auxílio de uma espátula e vá enrolando até que fique dourada. Coloque em cima queijo ralado e orégano. FICA UMA DELÍCIA!
Alimente-se com saúde!

Nenhum comentário: