sábado, 27 de novembro de 2010

BENEFÍCIOS DOS CHÁS MEDICINAIS


Muitas plantas medicinais utilizadas pelas comunidades tradicionais já tiveram suas propriedades curativas confirmadas pela ciência. Os chás medicinais, preparados com estas plantas, são uma poderosa ferramenta no tratamento de muitas enfermidades. Porém, lembre-se sempre que, da mesma forma que qualquer remédio alopático, as plantas medicinais possuem princípios ativos que podem provocar efeitos colaterais. Portanto, devem ser preparadas e consumidas de forma criteriosa.

Eis alguns chás muito úteis já confirmados cientificamente:

Alho: Indicado nos estados gripais. Ferva uma xícara de água. Machuque dois dentes de alho e coloque na água quente. Tampe por 15 minutos. Adicione o suco de meio limão e adoce com mel. Beba imediatamente. Nunca ferva o alho e o limão, pois, muitos dos seus princípios ativos são perdidos.


Erva doce: Excelente para combater gases e estimular a produção de leite. Ferva, por 10 minutos, com a panela tampada, uma xícara de água e 1 colher de sobremesa de sementes de erva doce. Deixe repousar por 10 minutos e coe. Tome 3 vezes ao dia.


Camomila: Muito eficaz nas cólicas menstruais, por sua ação anti-espasmódica. Coloque uma colher de sobremesa de flores em uma xícara de água quente. Tampe e espere 10 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.

Saborei com saúde!

Nenhum comentário: