sábado, 27 de novembro de 2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS


Você já ouvir falar em alimentos funcionais?
Alimentos funcionais são alimentos que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde, além de atenderem as nossas funções nutricionais básicas. Seu consumo regular pode desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas. Isto significa que, através de uma alimentação adequada, você pode contribuir na prevenção e manutenção de sua saúde.
Vejamos alguns alimentos funcionais que devem fazer parte de nossa alimentação diária:
Ø      O tomate é rico em licopeno, responsável pela sua cor vermelha e um excelente antioxidante, exercendo ação anti-cancerígena. Além de prevenir o câncer da próstata, estudos indicam que o licopeno protege contra cânceres de cólon, pulmão e mama.  Os pesquisadores descobriram que a absorção do licopeno pelo organismo é muito maior em molhos ou concentrados, do que em tomates frescos.
Ø      Na casca das uvas vermelhas encontramos o resveratrol, substância que auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares e redução do mau colesterol, além de retardar o envelhecimento celular e orgânico. Dois cálices de vinho tinto ao dia, ingeridos junto com as refeições são suficientes para proteger o coração. Porém, as uvas escuras, in natura, ingeridas com cascas e o suco natural são tão benéficos quanto o vinho tinto.
Ø      Peixes como o atum, salmão e em especial a sardinha, cujo preço é muito acessível a todos, são ricos em óleos ômega-3, ácidos graxos importantes no controle da pressão arterial, no bom funcionamento das atividades do cérebro, combate as doenças auto-imunes, dificultando o desenvolvimento de processos inflamatórios e ajudando a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue;
Ø      Portanto, uma refeição composta de um nutritivo macarrão ao molho de tomate, servido com sardinhas grelhadas e acompanhados de um cálice de vinho tinto ou suco de uva vermelha, é uma forma simples e fácil de você ingerir uma alimentação saudável e saborosa.

Nenhum comentário: