sábado, 20 de novembro de 2010

ERVAS CONDIMENTARES


As ervas condimentares, secas ou frescas, enriquecem os pratos e fazem bem a saúde, quando usadas sob medida. São pitadas, mas que fazem toda a diferença. Você consegue imaginar ir à cozinha e não contar com o sabor dos temperos?
Estas especiarias tornam os pratos ainda mais saborosos e realçam o sabor dos alimentos. São uma excelente alternativa para se reduzir a necessidade de utilizar o sal, que retém líquidos no organismo e eleva a pressão arterial. E, mais ainda, além de dar um toque especial aos alimentos, trazerem benefícios à saúde, já que são ricas em antioxidantes.
É importante lembrar que se utilizadas em excesso irão mascarar o sabor dos outros alimentos. Por isso, utilize-as com moderação!
Com a grande variedade de ervas hoje disponíveis é possível, modificar o sabor de um prato, apenas substituindo as ervas utilizadas na sua preparação. Veja, então, algumas dicas interessantes sobre estas pitadinhas fundamentais para a nossa cozinha:
Ø      o sabor das especiarias é mais pronunciado quando as compramos inteiras e apenas as moemos na hora de utilizá-las, como, por exemplo, a pimenta-do-reino
Ø      para dar um sabor especial a frangos e carneiros, espalhe um pouco de alecrim antes de grelhar ou assar.
Ø      o açafrão da índia ou cúrcuma, além de digestivo, é excelente para aromatizar e dar um lindo colorido amarelo aos legumes, frango e arroz.
Ø      coentro e cebolinha devem ser adicionados no final do cozimento para não perder sua qualidades aromatizantes
Ø      com o manjericão, perfume suas massas e saladas
Ø      o gengibre ralado, imprime um sabor picante as diferentes preparações
Experimente, então, preparar, com as ervas, um molho delicioso, leve e saudável para acompanhar saladas, pães ou salgados. Anote a receita:
1 copinho de iogurte natural desnatado
3 colheres de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de ervas ( salsinha, coentro, manjericão, cebolinha e orégano, frescos ou secos, são algumas boas opções)
2 colheres de sopa de ricota
sal marinho a gosto. Bata tudo no liquidificador. Guarde na geladeira por até 5 dias.
Alimente-se com Sabor e saúde

Nenhum comentário: