sábado, 27 de novembro de 2010

CHÁ VERDE


Muito popular no oriente em especial no Japão e China, onde se originou, o chá verde só ficou conhecido no ocidente há pouco tempo. É um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis; é chamado de verde porque as suas folhas são apenas passadas pelo calor imediatamente após a colheita, evitando assim a fermentação.
O chá verde tem um sabor amargo, mas bebê-lo traz muitos benefícios a nossa saúde. Ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e a queima de gordura, auxiliando no tratamento da obesidade. É claro que é indispensável seguir um cardápio orientado por nutricionista e praticar atividades físicas.
Pesquisas indicam ainda, que o chá verde, apresenta potente atividade antioxidante, protegendo o organismo contra vários tipos de câncer, reduzindo o desenvolvimento de doenças coronarianas, diminuindo as taxas de colesterol, controlando a pressão arterial e ativando o sistema imunológico.
São as catequinas, substâncias presentes no chá verde, as responsáveis pelos inúmeros benefícios resultantes do seu consumo regular. A dose recomendada é de 4 a 6 xícaras, por dia.
A forma de preparo mais adequada consiste em ferver a água e despejar as folhas ou o sache. Tampe por 3 minutos. Consuma o mais rápido possível, para não perder substâncias importantes. A proporção indicada é de, para cada litro de água, utilize 2 colheres de sopa de folhas secas.
Para deixar o chá verde mais saboroso, acresce à mistura, frutas como abacaxi, manga ou maçã seca.
Atenção, porém, pois devido ao seu alto teor de cafeína, o chá verde pode provocar, em algumas pessoas, dor de cabeça, insônia, palpitações e complicações gastrointestinais.
Introduzir este chá na sua alimentação é uma forma de conquistar saúde para o seu dia-a-dia!

Nenhum comentário: