sábado, 20 de novembro de 2010

PAÕ INTEGRAL BÁSICO SEM GORDURA

Na nossa cultura têm-se como verdadeiro o postulado de que: “comida só é saborosa se for preparada com muito óleo, caso contrário não tem gosto”. Tal premissa é infundada, pois está provado que, na grande maioria das receitas, se reduzirmos 50% da gordura utilizada na sua confecção, não há comprometimento no seu sabor final. Além disso, subestimamos o valor culinário das ervas frescas e secas, que são responsáveis por sabores incríveis nas diferentes receitas onde são usados.
Hoje daremos a receita de um pão integral, em que a gordura foi cortada em 100% e o resultado final é um pão saboroso e com excelente textura. Além de delicioso, este pão se constitui em uma fonte importante de saúde, pois o trigo integral é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal e promovem uma melhora nos quadros de obstipação, ou seja, nos chamados intestinos presos. Veja a receita:
3 xícaras de farinha de trigo integral
4 xícaras de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de fermento de pão (pacotinho de 11 gramas)
1 colher de chá de sal marinho
3 xícaras de água

Misture bem os ingredientes secos. Acrescente a água aos poucos, delicadamente, incorporando os ingredientes através de movimentos suaves e circulares, até formar uma massa.
Trabalhe a massa por cerca de 10 minutos, formando uma bola única.
Coloque em uma assadeira levemente untada com óleo. Cubra com um pano úmido e deixe crescer, por cerca de 30 minutos.
Após este período, leve ao forno médio, pré-aquecido, de 20 a 30 minutos, para assar.

UMA DICA:
Antes de assar, pincele o pão com gemas peneiradas e batidas que fica brilhante e bonito, ou polvilhe com aveia em flocos, sementes de linhaça ou gergelim.
Alimente-se com sabor e saúde!

2 comentários:

Daniela Matos disse...

Boa tarde, sera que podemos colocar apenas farinha integral? Obrigada

Katia Borges disse...

Olá Daniela:
Obrigada por entrar em contato comigo. Usamos uma mistura de farinha integral e branca para que o pão fique mais macio e menos pesado. Se vc utilizar apenas a farinha de trigo integral o pão ficará denso e, talvez, diminua sua palatabilidade. Vc pode fazer o pão mais integral usando uma proporção de 70% farinha integral e 30% branca. Abraços.