sábado, 27 de novembro de 2010

PREPARO CORRETO DOS CHÁS MEDICINAIS


As plantas medicinais são utilizadas, há milênios, pela humanidade, no tratamento e cura de inúmeras enfermidades e, muitas delas, têm tido suas propriedades curativas confirmadas pela ciência, na atualidade. O uso de chás é a forma mais comum do consumo dessas plantas medicinais, pelas populações. Entretanto, o ditado popular de que “chá se bem não faz, mau também não faz” é incorreta e pode levar a efeitos indesejáveis, ou mesmo provocar sérias intoxicações. Portanto, utilize apenas chás com propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas e cujos efeitos colaterais e toxidade já tenham sido descritos.
Apesar de se constituírem em uma ferramenta importante e eficaz no tratamento de inúmeras doenças, é fundamental o preparo correto de um chá medicinal, para assegurar um produto final de qualidade. Portanto, fique atento a alguns procedimentos:
As folhas, flores e ramos tenros, ou sejam, as partes moles dos vegetais devem ser preparadas por infusão. Coloque água em uma panela de ágata, cerâmica, vidro ou inox (nunca de alumínio) e, quando ferver, despeje as ervas picadas, secas ou frescas. Desligue o fogo e tampe por 10 minutos. Coe e consuma em até 24 horas, pois os princípios ativos são perdidos e existe o risco de contaminação.
O cozimento é outro procedimento de preparo de chás, destinado as partes mais duras, como cascas, raízes, frutos e sementes que depois de bem lavados são cozidos, em panela tampada, com água, por 20 minutos. Após o cozimento se côa e o chá está pronto para o consumo.
O cozimento por longo tempo de um chá, faz com que os seus princípios ativos, que são as substâncias responsáveis pela suas propriedades curativas sejam perdidos e você poderá estar ingerindo apenas um líquido aquecido, com pouca ou nenhuma propriedade curativa.
Prefira consumir os chás puros, e caso for adoçar, opte por mel.
Saboreei com saúde!

Nenhum comentário: