sábado, 20 de novembro de 2010

CONSUMO DOS ALIMENTOS: OS VEGETAIS


*  Verifique os legumes e frutas da estação: são mais baratos e provavelmente com menor teor de agrotóxicos.

* Prefira cozinhar vegetais no vapor, aproveitando o máximo do seu potencial nutritivo. A água do cozimento pode ser utilizada em sopas ou cozidos, pois são ricas em minerais e vitaminas. Coloque os vegetais quando a água estiver fervendo e tampe a panela hermeticamente. Caso não possua a panela própria para cozimento a vapor, utilize um cuscuzeiro com pouca água. Quanto menor o contato com a água do cozimento, menor será a perda de nutrientes solúveis em água, tais como vitaminas B e C.

* O brasileiro tem o hábito inadequado de cozinhar demais os vegetais, tornando-os moles, sem cor e sabor. Tal procedimento traduz-se na redução de vitaminas como C e B6, que se perdem com facilidade em longos cozimentos.

* Diversifique sua alimentação, consumindo grande variedade de frutas e legumes, dentre as inúmeras opções que o reino vegetal oferece. Tal procedimento supre o organismo dos nutrientes essenciais necessários ao seu perfeito funcionamento. Do ponto de vista sensorial, a diversificação é benéfica, pois o paladar estará sempre sendo enriquecido com novos sabores.

* Os vegetais oxidam-se com facilidade, portanto devem ser ralados ou cortados na hora de servir.

* Prefira consumir vegetais cultivados em hortas orgânicas, livres de agrotóxicos.

*  Quando a procedência dos vegetais orgânicos for segura, consuma-os com casca, onde a concentração de nutrientes é elevada.

* Lave bem as verduras ou legumes em água corrente. As raízes devem ser limpas com uma escovinha, removendo o excesso de terra. Vegetais que serão consumidos crus, além de muito bem limpos convém deixá-los de molho em uma mistura de água com vinagre ou limão por cerca de meia hora. A maioria dos pesticidas são solúveis em água e podem ser eliminados significativamente com uma vigorosa lavagem. Consuma o máximo possível de vegetais crus que revitalizam as glândulas endócrinas e os sistemas reguladores, estimulando o metabolismo das células. Constituem potentes desintoxicantes, fornecem fibras e  aumentam a capacidade imunológica do organismo. Inclua pelo menos em sua alimentação diária uma salada crua composta de vegetais variados e coloridos e duas frutas frescas.

* Aproveite integralmente os alimentos na confecção de pratos, inclusive as partes não usualmente utilizadas O bagaço da cenoura, folhas da beterraba, talos e folhas do brócolis, podem ser aproveitados em inúmeras preparações como bolinhos, ensopados, sopas etc. Nossa tradição culinária cultiva o desperdício, e porções altamente nutritivas, que teriam grande aproveitamento na cozinha, são jogadas fora. Felizmente, abrem-se novos caminhos na alimentação, apontando diversificados usos para produtos que antigamente eram desprezados: caroço de jaca torrado e salgado, parte branca da melancia para doces e ensopados, folhas de bredo cozidas, casca de banana para bifes etc.

*  Substitua as ervilhas enlatadas, ricas em aditivos químicos, pelas congeladas. Caso até hoje, você só tenha comido ervilhas enlatadas, ao ingerir as congeladas sentirá a enorme diferença entre elas. Provavelmente irá constatar que parece tratar-se de outro vegetal: cor, consistência e sabor das ervilhas congeladas são incríveis! Têm textura suavemente crocantes.

Nenhum comentário: