sábado, 20 de novembro de 2010

MACARRONADA A BOLONHESA VEGETARIANA

Ingredientes

500 gramas de macarrão integral
1 xícara de proteína de soja fina
1 tomate médio sem pele e semente picado
½ pimentão vermelho picado
1cebola média picada
2 dentes de alho picados 
sal marinho a gosto
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de coentro, manjericão ou salsinha picadas
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 xícara de tofu ou queijo frescal picados (opcional)


Como preparar

  1. Hidrate a proteína de soja em água morna por 10 minutos. Escorra e reserve, deixando a soja úmida.
  2. Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente os tomates e o pimentão picado e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Junte a soja, o sal, o manjericão e a água. Incorpore todos os ingredientes e deixe cozinhar em forno médio até que a soja esteja macia (cerca de 10 minutos).
  4. Enquanto isso, coloque uma panela grande de água para ferver. Acrescente um fio de óleo, o macarrão integral, o sal marinho e cozinhe por 15 minutos.
  5. Escorra o macarrão e, imediatamente, jogue por cima o molho a bolonhesa.
  6. Se desejar, enriqueça o prato polvilhando o tofu ralado sobre o molho na hora de servir.


Dicas

*  Jamais coloque água sobre o macarrão depois de escorrê-lo, pois aí sim, ele ficará grudado. Após escorrê-lo, transfira-o para o prato definitivo, jogue o molho por cima e com o auxílio de um garfo grande incorpore o molho a toda a massa.
*  Outra forma é jogar o macarrão após escorrê-lo, diretamente sobre o molho que está pronto na panela. Misture tudo muito bem e sirva imediatamente.
*  Outro grande erro é cozinhar demais o macarrão, deixando-o mole e sem sabor. Toda massa deve ser servida “al dente” como dizem os italianos, ou seja, cozida, porém firme.
*  O tofu, ou queijo de soja, é obtido a partir do leite de soja, ao qual é acrescido um coagulante. Alimento altamente nutritivo, é rico em proteínas e ácidos graxos poliinsaturados. É de fácil digestão, sendo utilizado em pizzas, sanduíches, patês e molhos.

Nenhum comentário: