segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SUCOS: REFRESCANTES, SAUDÁVEIS E ANTIOXIDANTES

Com a chegada do verão, os dias mais quentes exigem que nos hidratemos, para manter o equilíbrio funcional e favorecer nossos processos metabólicos. Beber líquidos, em especial água, é algo que sabemos, porém poucos praticam. 
Uma excelente opção é usarmos e abusarmos de sucos, uma vez que nosso país é previlegiado em frutas saborosas, nutritivas e saudáveis.
Segue, abaixo, algumas dicas sobre SUCOS, bem como algumas sugestões rápidas e interessantes.

Ótima semana para todos!



VERÃO : USE E ABUSE DE SUCOS

Os novos avanços na ciência da Nutrição atestam a importância do uso de sucos frescos na alimentação diária. Ao ingerir sucos, principalmente os preparados na centrífuga, elimina-se uma etapa do processo digestivo, a extração dos líquidos das fibras, e os nutrientes que o corpo necessita tornam-se disponíveis com mais eficiência. Nos sucos está concentrada toda a energia bioquímica dos vegetais: são fontes importantes de clorofila, vitaminas, enzimas e sais minerais.

Sucos verdes propiciam ao organismo incremento dos processos bioenergéticos, além de ações vitalizante, desintoxicante e reconstrutora. Ocorre uma autêntica reengenharia orgânica, ampliando a oxigenação das estruturas celulares, com reflexo positivo nos sistemas emocional e mental.

Pesquisas recentes demonstram que os sucos são ricos em FITOBIOQUÍMICOS, substâncias vegetais que têm inúmeras propriedades, dentre elas a de combater os radicais livres e alguns tipos de tumores.

São suplementos naturais baratos, obtidos facilmente em qualquer supermercado ou feira-livre, sem a necessidade de ingerir-se cápsulas produzidas sinteticamente em laboratórios.
A importância na ingestão de sucos frescos advém principalmente do fato de que parte significativa dos sucos industrializados, sobre o ponto de vista nutricional, são tão nulos quanto os refrigerantes. Some-se a este dado o fato dos sucos frescos serem incomparavelmente mais saborosos que os engarrafados, ricos em aditivos químicos.

Convém ingerir os sucos frescos duas horas antes ou depois das refeições, pois sua alta concentração de açúcares pode sobrecarregar o processo digestivo dos outros alimentos. Devem ser ingeridos imediatamente após feitos, pois em pouco tempo perde-se muito do valor nutricional.

A utilização da centrífuga é o meio mais adequado para a confecção dos sucos, pois se consegue separar de forma total o líquido rico em nutrientes das fibras, obtendo-se o aproveitamento máximo do potencial nutritivo do vegetal utilizado.

Deve-se lavar bem as raízes, caules, folhas, flores e frutos em água corrente abundante e deixá-los de molho em água com vinagre por meia hora. Desta forma, retiram-se vermes e agrotóxicos porventura existentes.

É recomendável utilizar sucos neutros como o de maçã e cenoura que são mais suaves, junto com os sucos verdes, neutralizando seu sabor mais forte e a grande concentração de fibras e nutrientes.

A conscientização, principalmente das crianças, sobre a importância na ingestão diária de sucos, é um processo lento, porém seus resultados estendem-se para a vida inteira, refletindo-se na conquista de um corpo saudável e mente equilibrada. Convidá-las a participar da criação de novos sucos, incentivando a ida à cozinha para compartilhar com os adultos desta alquimia, é algo que as crianças adoram, e constitui-se forma original e educativa de iniciá-las em uma nova consciência alimentar.

BENEFÍCIOS

*  São desintoxicantes, mineralizantes e tonificantes.
*  Fortalecem o sistema imunológico, mobilizando as defesas orgânicas e metabólicas, atuando contra doenças degenerativas.
*  Apresentam ação antioxidante.

DICAS

*  Só empregue vegetais que tenham atingido seu completo crescimento, ou frutas amadurecidas corretamente, porém não “passadas “.
*  Não adicione açúcar, sal ou adoçantes artificiais. Se no início for difícil abster-se do açúcar, utilize mel, melaço ou stévia.



SUCO SAUDÁVEL DE FRUTAS

Ingredientes

1 xícara de melancia picada
1 colher de sopa de suco de limão
1 xícara de abacaxi picado
água mineral o suficiente

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se necessário, coe em uma peneira fina.

Efeitos

*  A melancia é uma fruta de origem oriental (provavelmente Índia ou Irã), altamente refrescante, diurética e hidratante, pois 90% do seu volume é água. Rica em vitamina A, fósforo e cálcio, é indicada no tratamento da acidez estomacal, hipertensão e obesidade.

Nenhum comentário: