sábado, 18 de junho de 2011

PIMENTAS

A pimenta-preta também conhecida como pimenta-do-reino é originária das florestas tropicais da Ásia, sendo uma das mais antigas especiarias utilizadas pelo homem  Esta planta pertence, botanicamente, a família Piperaceae e cuja espécie é denominada Piper nigrum L. Seus frutos, denominados bagas, são colhidos, em diferentes estágios de maturação, secos e moídos e utilizados, amplamente, na culinária de diversos paises. Possui sabor forte e levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Sua utilização remonta a Idade média, quando já era utilizada para disfarçar o sabor dos alimentos em decomposição.
A pimenta é uma trepadeira lenhosa que pode crescer até 10 metros em climas tropicais quentes e úmidos. Após 3 a 4 anos, começa a dar grupos de pequenas flores brancas e desenvolve bagas conhecidas como grãos de pimenta. Os grãos de pimenta moídos produzem a especiaria conhecida como pimenta, que, quando acrescentada com moderação a comida, estimula as salivações e as secreções tônico digestivos, incluindo a liberação de ácido clorídrico.


De acordo com o estágio de maturação em que os frutos são colhidos e da sua tecnologia de produção, encontramos, no mercado,  quatro tipos principais de pimentas:

Pimenta-branca :  as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha, estando quase maduros. Seus frutos são deixados de molho para amaciar e fermentar. Sua camada externa é, então, retirada manualmente, sendo, depois, secos ao sol. A pimenta branca é mais picante que a preta, embora menos aromática.

Pimenta-preta : A pimenta preta é produzida a partir de frutos que estão iniciando seu processo de amadurecimento, os quais são colhidos, fermentados por um curto tempo e secos.

Pimenta verde : as espigas são colhidas quando as bagas atingirem 2/3 do desenvolvimento e é preparada por 4 processos diferentes, em salmoura. Constitui-se em um produto, preferencialmente exportado para a Europa.

Pimenta-vermelha : preparada a partir de espigas colhidas quando as bagas apresentam a casca lisa, de coloração vermelha a ligeiramente púrpura. Após a colheita, a pimenta é debulhada e processada semelhante à pimenta do tipo verde.

Obs: Não devemos confundi-la com a “pimenta rosa” que é obtida a partir dos frutos secos da outra planta e possui características de sabor e aroma totalmente diferentes da pimenta do reino.

DICAS:

*      Para conservar o sabor genuino das pimentas, deve-se promover a moagem no momento da sua utilização, em moedores próprios.

*      Não confundir a pimenta do reino com as pimentas de cheiro, que pertencem a outra família botânica (Solanaceae), a mesma do pimentão, tomate e berinjela. Estas pimentas pertencem ao gênero Capsicum, e são ricas em um composto chamado capsaicina que apresenta intensa atividade analgésica.

*      Se comprar a pimenta já moída, guarde-a em frasco escuro, hermeticamente fechado, de preferência na geladeira.

*      Utilize a pimenta branca em vez da preta, em pratos em que deseja disfarçar a coloração escura.






Nenhum comentário: