domingo, 22 de maio de 2011

CHÁS QUE EQUILIBRAM


Com a chegada do friozinho, fiquei pensando o quanto gosto desta época para poder fazer o uso mais frequente de CHÁS. Após uma refeição, ingerir um chá digestivo como boldo, abacaxi ou hortelã. A tardinha, nos sentirmos confortáveis com um delicioso chá de canela, capim santo ou camomila. E, para um sono bem reconfortante nada melhor que, umas duas horas antes, tomamos um chá de maçã ou erva cidreira.

Portanto, vou discorrer sobre algumas dicas e cuidados para sua utilização correta e eficaz. Também listo algumas receitas interessantes.

Os chás constituem ótima opção na cozinha natural, pois podem ser consumidos como excelentes substitutos do café e chocolate, os quais possuem cafeína, cuja atuação no organismo é ainda bastante controversa e seus efeitos possivelmente não tão benéficos.

Os chás funcionam duplamente como alimento (apresentam minerais e poderosos antioxidantes na sua composição) e medicamento, pois as plantas utilizadas em sua confecção apresentam substâncias chamadas de princípios ativos, os quais exercem poderosa atividade terapêutica no nosso organismo.

Existem alguns princípios básicos, que normalmente não são do conhecimento da maioria da população, a qual faz uso errôneo dos diferentes tipos de chás, preparando-os ou consumindo-os de forma inadequada.

Eis algumas regras fundamentais a serem seguidas:

*  As folhas, flores e ramos tenros dos vegetais devem ser preparados pelo processo de infusão, ou seja, colocando-se água em uma panela e quando a água ferver, põe-se as ervas, tampa-se e coa-se após cerca de 10 minutos.

*  As partes mais duras, como caules, cascas e raízes, após bem lavadas, são colocadas para cozinhar em uma panela com água por aproximadamente 20 minutos. Coa-se e bebe-se. Chamamos a este processo de decocção.

*  No preparo dos chás utiliza-se panelas de cerâmica, ágata, vidro ou aço inox, nunca de metal, como alumínio. As colheres devem ser de pau e o coador de pano (algodão).

*  Se você tem hábito de consumir chás, reserve uma panela, colher de pau e coador de pano especialmente para este fim.

*  Nunca consuma o chá 24 horas após sua confecção, pois o mesmo perde os princípios ativos além de apresentar proliferação de microrganismos.

*  Os chás devem ser adquiridos de pessoas ou firmas idôneas para que possa garantir a qualidade e identificação correta da planta.

*  Plantas com mau aspecto, deterioradas, atacadas por mofo, com presença de insetos não devem ser utilizadas.

*  Os chás quando utilizados em quantidades excessivas e muito concentradas podem provocar efeitos indesejáveis no organismo. Atenção! Chá não é água.

*  Antes de utilizar-se de qualquer erva, deve-se ter a informação segura das suas ações medicinais, como usar e da dosagem adequada.

*  Não é conveniente adoçar o chá com açúcar branco. Se desejar, utilize mel ou stévia em pó.



CHÁ PERFUMADO SHANGRI-LA

Ingredientes
2 xícaras de suco de laranja
1 pauzinho de canela
4 xícaras de água
15 cravos
1/2 xícara de mel
Como preparar
1  Despeje em uma panela o suco de laranja, a canela, os cravos e a água.
2  Deixe ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe em fogo médio por 15 minutos.
3  Coe, adicione o mel e sirva imediatamente.

Dicas
*  Este chá é apropriado para ser degustado um pouco antes de dormir, pois a laranja tem um efeito levemente calmante.
*  A canela fornece um sabor especial ao chá, além de possuir propriedades reconstituintes. O cravo propicia sabor forte e inigualável.

CHÁ COM ESPECIARIAS

Ingredientes
1/4 de colher de chá de cardamomo
1/2 colher de chá de cravo em pó
6 xícaras de água
2 colheres de chá de erva cidreira
2 colheres de sopa de suco de limão
1/3 de xícara de mel

Como preparar
1  Ferver o cardamomo e o cravo por 10 minutos.
2  Acrescentar as duas colheres de sopa de chá de erva cidreira. Coar, adicionar o suco de limão, o mel e mexer bem.

Dicas
*  O cardamomo é uma especiaria indiana muito antiga utilizada na culinária deste país. Proporciona aos pratos um sabor agradável, aromático e picante.
*  O cardamomo é empregado na medicina natural, pois possui propriedades estimulantes e carminativas (evita a formação de gases).

CHÁ REFRESCANTE

Ingredientes
4 xícaras de água
4 colheres de chá de camomila
1 e 1/2 xícara de abacaxi picado
2 colheres de sopa de mel

Como preparar
1  Bata no liquidificador o chá, a água e o abacaxi picado.
2  Coe em uma peneira e adicione o mel.
3  Leve à geladeira por meia hora.

Dicas
*  Sirva gelado, em um copo alto decorado com rodelas finas de abacaxi.
*  É excelente para saborear no verão, apresentando propriedades digestivas e calmantes.


Nenhum comentário: