segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A QUINOA


A quinoa é um alimento muito antigo originário dos Andes e consumido por povos tradicionais do Peru, Bolívia, Equador e Chile a mais de 3.000 a.C. Pesquisas recentes comprovam seu alto valor nutricional, e organismos como a NASA e a FAO, destacam seu potencial como um alimento do futuro, elegendo-a como o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.
Encontramos atualmente no mercado, vários tipos de quinoa a diferentes preços e apresentações.
Na quinoa destaca-se seu alto teor de proteínas, em torno de 14 a 18%, com aminoácidos essenciais importantes, especialmente a lisina. É rico em carboidratos, principal substrato energético, especialmente para esportistas. Além disso, é rica em minerais como cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e zinco e em vitaminas C, E e do complexo B.
Pode ser usada em forma de grãos, em saladas ou cozidos da mesma forma que o arroz; em farinhas na confecção de pães, macarrões, biscoitos e bolos; em flocos, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite, iogurtes e em barras de cereais.
Embora a maioria da quinoa embalada já ter sido limpa, é necessário lavar as sementes, várias vezes na água, pois elas são naturalmente revestidas com saponina, uma substância amarga que as protege contra as aves.
Outros benefícios do consumo desse cereal são a prevenção de vários tipos de cânceres, a melhora no sistema imunológico, na memória e na recuperação de tecidos.
Outra vantagem da quinoa é que ela é isenta de glúten e pode ser consumida pelos portadores de doença celíaca.

ANOTE, ENTÃO, COMO PREPARAR A QUINOA

Lave a quinoa em água quente ou várias vezes em agia fria e deixe escorrer bem. Coloque 3 colheres de sopa de azeite numa panela média. Acrescente 1 cebola picada e 1 dente de alho picado. Refogue por 3 minutos. Coloque a 1 xícara de quinoa e incorpore todos os ingredientes. Adicione 1 xícara e meia de água quente e 1 colher de chá de sal marinho. Deixe a panela semi-destampada e cozinhe a quinoa por 15 minutos. Apague o fogo e deixe a quinoa terminar de cozinhar por mais 15 minutos. As sementes devem ficar crocantes.
Sirva substituindo o arroz.

Alimente-se com sabor e saúde






TABULE DE QUINOA

1 xícara de chá de quinoa
1 cenoura ralada
1 cebola roxa cortada em tirinhas
1 tomates em cubos pequenos
1 pepino ralado
Suco de 1 limão
Azeite de oliva, cebolinha, hortelã e sal marinho a gosto.

  1. Lave bem a quinoa em água fria por duas vezes.
  2. Coloque a quinoa para cozinhar, na água quente, como se fosse macarrão, até que fique cozida, mais firme. Escorra.
  3. Misture a cenoura, cebola, pepino e tomate. Acrescente a quinoa e incorpore bem todos os ingredientes.
  4. Tempere com o azeite, sal, cebolinha e hortelã.

Nenhum comentário: