terça-feira, 19 de julho de 2016

QUIBE DE BERINJELA

Receitinha prática, diferente e super gostosa de QUIBE DE BERINJELA que fiz hoje! Para comer com alegria!
 
QUIBE DE BERINJELA

1 xícara de trigo para quibe
1 berinjela grande (cerca de 500g)
3 dentes de alho grandes
1/2 xícara de cebola picada
Suco de 1 limão
1/2 xícara de cheiro verde picado
2 colheres de sopa de hortelã fresca picada
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino a gosto

1. Corte a berinjela grande ao meio, no sentido do comprimento e faça cortes cruzados sobre sua superfície, formando losangos. Salpique as metades de berinjela com sal marinho e deixe-as de molho, em um escorredor, por 30 minutos para tirar o amargo. Lave-as e seque-as bem.
2. Coloque estas metades da berinjela em uma assadeira untada, levemente, com óleo de girassol, juntamente com 3 dentes de alho grandes.
3. Regue-as com as 2 colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve para assar por 50 minutos ou até a polpa estiver macia, em forno, preaquecido, a 210º.
4. Enquanto isso, coloque o trigo para quibe em uma vasilha, adicione água morna (que cubra o conteúdo e fique com mais uns 3 dedos de água). Deixe o trigo, hidratando, até que absorva totalmente a água, por cerca de 30 minutos. Depois deste período esprema-o bem, porém, deixando-o, ainda, um pouco úmido.
5. Retire a assadeira do forno, com as berinjelas, e espere esfriar um pouco. Raspe toda a polpa da casca com o auxílio de uma colher e coloque em uma vasilha. Adicione os alhos assados picados, a cebola picada, o suco de limão, o cheiro verde, a hortelã e misture.
6. Adicione o trigo hidratado e incorpore todos os ingredientes. Acerte o sal, e coloque esta mistura em uma travessa.
7. Leve para assar a 240ºC por 40 minutos ou até o quibe ficar levemente corado. Regue com azeite na hora de servir.

Nenhum comentário: