segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ESCOLHENDO SUA BARRA DE CEREAIS



 As barras de cereais são uma opção prática e saudável para lanches rápidos. Porém, muitas vezes, o que poderia se constituir em uma sugestão nutritiva, oferece uma série de substâncias, tais como, excesso de corantes, conservantes e xarope de milho. Esta última substância é rica em frutose e, quando ingerida em excesso, pode levar a resistência à insulina, compulsão alimentar, elevação do ácido úrico e acúmulo de gorduras nas células do fígado.

Algumas marcas de barras de cereais apresentam, na sua composição, alto teor de açúcar e gorduras trans, um tipo de gordura que contribui para aumentar o LDL (mau colesterol).
Listo, então, algumas dicas práticas para escolher uma barra de cereal mais saudável:

1.      Leia, detalhadamente, os rótulos e procure verificar se o fabricante chama sua atenção com palavras de apelo mercadológico, tais como: PURA, AJUDA A EMAGRECER, 100% NATURAL, SEM CONSERVANTES.

2.      Atenha-se a composição nutricional, identificando qual o primeiro item que consta no rótulo, o qual define o ingrediente que existe em maior quantidade nesse produto. Evite as marcas cujo primeiro ingrediente seja o açúcar.

3.      As mais indicadas são as que são compostas por aveia, cereais integrais, flocos de milho e sementes como chia, amaranto, gergelim ou linhaça, os quais irão auxiliar no trânsito intestinal.

4.      Também são preferíveis as que apresentam oleaginosas, como a castanha-do-pará e as nozes (oferecem gorduras de qualidade) e frutas secas como damascos ou passas (fontes de fibras, vitaminas e sais minerais).

5.      Prefira as marcas que não apresentam adição de açúcar (já existente nas frutas secas) ou gorduras.

6.      Evite as marcas que apresentam ingredientes desconhecidos, longos ou difíceis de pronunciar. Em geral, são aditivos químicos, como conservantes, adoçantes artificiais, corantes, dentre outros.

7.      Priorize as que contem, no mínimo, 3 gramas de fibras e menos gorduras saturadas.

8.      Em geral, cada barra de cereal possui 100 kcal, aproximadamente. É uma ótima opção para o lanche, entre as refeições, ou antes da atividade física.

Nenhum comentário: