sábado, 20 de abril de 2013

CREPE DE QUINOA (sugestão de lanche para os que têm intolerância ao glúten)




1 xícara de chá de farinha de quinoa
2 ovos caipiras inteiros
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 e ½ xícara de chá de leite desnatado ou se soja
½  colher de chá de sal marinho
1 colher de sobremesa de raspas de limão (opcional)
Óleo para untar


1. No liquidificador, bata todos os ingredientes (menos as raspas de limão). Certifique-se de que não ficou farinha de quinoa grudada na parede do copo do liquidificador.
2. Unte com óleo uma frigideira antiaderente. Retire o excesso do óleo com um papel toalha. Leve ao fogo médio. Quando esquentar, coloque uma concha de massa e faça um movimento circular para que todo o fundo seja coberto.
3. Com uma espátula, levante a pontinha do crepe para ver se está dourado. Quando estiver, vire-o e deixe dourar o outro lado. Retire o crepe da frigideira e coloque-o num prato. Repita esta operação até acabar a massa.

Recheio de maçã
1 xícara de açúcar demerara
60 gramas de maçãs vermelhas
2 colheres de chá de canela em pó
4 colheres de sopa cheias de uvas passas pretas hidratadas
1 colher de sopa de mel (opcional)
3 colheres de sopa cacau em pó (opcional)
Suco de ½ limão

1. Descasque as maçãs e passe-as no ralo grosso, regando-as com suco de limão a medida que rala, para evitar que escureçam.
2. Separadamente, misture o cacau em pó e o mel (se desejar). Junte a estes ingredientes o açúcar, a canela, as passas e as maçãs raladas, misturando bem.
3. Leve ao fogo e mexa até obter um recheio cozido, úmido e perfumado (cerca de 15 minutos).

Montagem dos crepes

Espalhe aproximadamente 1 colher de sopa do recheio sobre a metade de cada crepe. Dobre-os ao meio e depois novamente ao meio. Arrume os crepes em uma forma refratária untada com um pouco de manteiga e aqueça, no forno, por 10 minutos. Se desejar aqueça um pouco de geléia de damasco e pincele sobre as panquecas e polvilhe com nozes picadas, por cima. Fica uma delícia!


Nenhum comentário: