sábado, 2 de abril de 2011

CÚRCUMA E CURRY

Esta semana comento sobre a diferença entre CÚRCUMA E CURRY, dúvida que surgiu nas aulas do Ateliê Perini e que procuro esclarecer para meus amigos internautas.


            O curry, aquele pozinho de cor amarela intensa e brilhante, é, na verdade, formado pela mistura de vários condimentos, em especial a cúrcuma (também chamada açafrão da índia ou falso açafrão) que é o ingrediente responsável pela sua cor amarelada.  Outras ervas e especiarias secas entram na composição do curry, tais como gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, noz-moscada, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce e coentro em grãos.
           
            O curry (ou caril) em pó varia conforme as regiões em que é produzido e o tipo de receita em que é utilizado, podendo conter mais de 20 tipos diferentes de especiarias, ervas e sementes. Todos esses temperos são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry, podendo apresentar-se mais picante ou suave. Aprecio muito esta rica e perfumada mistura, porém, utilizo-a com atenção para que o resultado final não se apresente muito forte.


Confunde-se muito a cúrcuma (falso açafrão ou açafrão da índia) com o açafrão verdadeiro, que é a especiaria mais cara que se comercializa atualmente e que confere cor e sabor aos risotos e paellas, por exemplo.

A cúrcuma é um caule subterrâneo, chamado rizoma (da mesma família do gengibre, as zingiberáceas), de coloração laranja ou avermelhado, fornecida pela presença do corante curcumina. A curcumina tem tido suas propriedades anti-oxidantes, digestivas e anti-cancerígenas validadas pela ciência. Na Ásia, a cúrcuma é utilizada como especiaria, fitoterápico e corante há mais de 4 mil anos. É comercializada em forma de um pó fino, resultante da secagem e trituração dos rizomas, com um perfume levemente almiscarado e bem mais suave que o gengibre. É excelente para imprimir uma cor amarelo vibrante aos vegetais, frangos e frutos do mar.

Já o açafrão verdadeiro é mais raro e especialíssimo, pois se constitui nos estigmas das flores de uma outra planta, pertencente a família das iridáceas, os quais são colhidos manualmente. É preciso colher 150 mil flores para conseguir um quilo de estigmas, que, quando secos, são empacotados inteiros ou em pó. Especiaria de forte aroma, sabor amargo e coloração vermelho-alaranjada, quantidades mínimas do açafrão verdadeiro são suficientes para causar o efeito desejado.
           
             Quando quero imprimir um sabor picante, utilizo o curry (por exemplo, na receita de combinado de quinoa e salmão), porém quando o objetivo é somente oferecer um bonito e vibrante amarelo ao prato, adiciono uma colher ou duas de cúrcuma pura, perto do término do cozimento. Seu aroma é ligeiramente apimentado, com um leve perfume de gengibre e laranja. Aquele repolho refogado em tirinhas, branquinho e meio sem expressão, ganha ares de majestade, quando um toque dourado, de Midas, é dado. Em batatas cozidas também, fica muito interessante.
Experimente e aproveite!

7 comentários:

Unknown disse...

Que legal! Amei ! Moro aqui no Oriente médio e todos os pratos tem esse tempero, alguns até forte demais! rsr!

Katia Borges disse...

Oi Erika
que bom que você gostou das informações sobre a cúrcuma e o curry.Abraços!

Quintal das Artes disse...

Oi Kátia! Gosto muito destes temperos. Uso curry para fazer strogonoff de frango. Fica ótimo. Obrigada pelas informações. Beijos.

Unknown disse...

Ótima informação. Agradeço. Agora saberei diferenciar curry e curcuma!!!

Anônimo disse...

Uso o curry e o açafrão para fazer arroz tb....fica uma delícia...

Unknown disse...

Olá,gostaria de saber como conseguir a cúrcuma.Tenho uma doença autoimune inflamatória.
Pode me ajudar?
Obrigada.

Katia Borges disse...

Olá Denize:

Vc pode encontrar a cúrcuma em pós sendo comercializada com o nome de açafrão, açafrão da Índia ou açafrão da terra em lojas que vendem especiarias ou de produtos naturais. Também, em alguns estabelecimentos, vc encontra o caule sendo comercializado, e então, vc pode fazer uso dele em forma de chá (cozinhando o caule na água por uns 20 minutos e coando), 2 xícaras ao dia.