quarta-feira, 16 de setembro de 2020

NHOQUE DE ABÓBORA

 


·         500 gramas de abóbora com casca

·         1 xícara de farinha de trigo integral

·         1 colher de chá de sal marinho

·         Pimenta do reino moída na hora a gosto

·         Noz moscada ralada na hora a gosto

Como preparar

1. Lave a abóbora e retire as sementes. Em seguida, corte-a em pedaços não muito grandes e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 45 minutos. Não precisa virar.

2. Quando a abóbora estiver macia, retire-a do forno, espere esfriar completamente e remova a casca.

3. Com um amassador de batatas ou um garfo grande, amasse bem a abóbora até formar um purê. Tempere o purê com o sal marinho, a pimenta do reino e a noz moscada.

4. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo integral, misturando, delicadamente, para incorporar a farinha, sem sovar. Use a palma da mão para virar a massa sobre a farinha, para que a massa não fique pesada, até formar uma bola. Deixe descansar por 30 minutos. Importante: Talvez você não precise utilizar toda a farinha de trigo, vai depender do tipo de abóbora e da quantidade de água que a mesma possuir.

5.   Modele os nhoques, colocando a massa sobre uma superfície enfarinhada e formando rolinhos. Com uma espátula, corte os rolinhos em pedaços com cerca de 2cm. Coloque os nhoques formados em uma assadeira enfarinhada.

6.    Em uma panela com água fervente e bastante sal, coloque os nhoques para cozinhar. Quando eles subirem e boiarem, tire-os com o auxílio de uma escumadeira. Guarde um pouco da água do cozimento.


Molho

·         2 colheres de sopa de manteiga normal ou ghee

·         1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

·         sálvia fresca a gosto

·         sal marinho a gosto

·         pimenta do reino moída na hora a gosto

·         3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)

1.Em uma frigideira grande e funda, coloque, em fogo baixo, a manteiga, o azeite, a sálvia e um pouco da água do cozimento do nhoque e deixe que incorporem por 2 minutos.

2.Adicione os nhoques ao molho, movimentando bem a frigideira e ajuste a cremosidade com um pouco mais de água, se necessário. Tempere com sal e pimenta e finalize com o queijo parmesão ralado, se desejar.

Dicas

·   Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.

·       Substitua a sálvia por orégano seco ou folhas de manjericão frescas.

 

 

Nenhum comentário: