segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LEITES VEGETAIS


LEITE DE AVEIA

·         2 xícaras (chá) de aveia em flocos 
·         3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada

Deixe a aveia de molho na água por uns 10 minutos apenas para amolecer.Bata tudo no liquidificador. Coe e leve para a geladeira. Durabilidade 3 dias.

LEITE DE ARROZ

·         2 xícaras de arroz integral, sem lavar
·         10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
·         ½ colher das de chá de sal
·         ½ fava de baunilha ou 1 canela em pau

Leve tudo ao fogo por exatos 15 minutos, não mais que isso. Bata tudo no liquidificador ainda quente no modo pulsar, por 3 vezes rápidas para que não vire uma papa (apenas deixe quebrar os grãos). Não aguarde o arroz esfriar para bater, pois o arroz absorve toda a água e teremos um leite muito grosso.
Peneire mexendo o arroz delicadamente apenas para sair o líquido. Leve à geladeira em um recipiente de vidro.

LEITE DE OLEAGINOSAS  (NOZES, AVELÃS, AMÊNDOAS, CASTANHA DO PARÁ)

Deixe de molho durante 8 horas (de um dia para o outro), ½ xícara de chá das sementes de sua preferência com 2 xícaras de chá de água. Para quem prefere o leite mais doce deixe de molho junto 2 tâmaras sem caroço.
Na manhã seguinte coe em uma peneira as sementes e passe embaixo da água. Bata no liquidificador as sementes (com as tâmaras, se for o caso) com 1 litro de água. Coe a mistura em um pano de algodão e coloque numa jarra ou garrafa de vidro, Durabilidade: 1 semana na geladeira. Este leite pode ser bebido ao natural ou em receitas que usam leite de vaca.


Nenhum comentário: