sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CUSCUZ NORDESTINO DE MILHO




O milho representa uma das fontes de amido mais antigas utilizadas pelo homem e constituiu-se no alimento primordial na culinária das civilizações asteca e maia. Originário das Américas onde é cultivado há mais de 4.000 anos foi introduzido na Europa no século XVI.  É um vegetal energético para o homem e, ao contrário do arroz e trigo que são, muitas vezes, refinados durante os processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras fundamentais para o bom funcionamento do aparelho digestório.

O tradicional CUSCUZ NORDESTINO DE MILHO é uma opção muito interessante para o café da manhã ou uma ceia. Prefiro prepará-lo com o fubá de milho mais fino, pois o prato fica delicado e você pode degustá-lo em fatias macias e que se desmancham na boca. Simplesmente irresistível!

2 xícaras de fubá de milho fino
½ colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de amido de milho
1 xícara cheia de água

Aparentemente fácil de preparar, o cuscuz exige sensibilidade com as mãos, para que não fique pesado demais.  Comece misturando todos os ingredientes secos.  Adicione a água, aos poucos, unindo a massa, com as mãos, até que ela adquira o ponto de liga.  Cubra a bancada com um pano de prato e, então, com o auxílio de uma peneira, vá passando todo o conteúdo da massa. Separe a massa em duas partes. Despeje a primeira parte, no cuscuzeiro, com muita calma. Depois a segunda, delicadamente, sem apertar. Levemente, acerte com os dedos a parte superior para que a massa fique toda ela com a mesma altura.

Nenhum comentário: