segunda-feira, 18 de março de 2013

PÃO DO PARAÍSO





Ingredientes

1 xícara de água gelada
2 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/3 de xícara de fibra de trigo
1/3 de xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de sal marinho
3 colheres de chá de fermento seco granulado

Complementos opcionais (escolha um deles)

2 colheres de sopa de sementes de linhaça ou
1 colher de sopa de tomilho ou
1 colher de sopa de sementes de papoula ou
1 colher de sopa de cominho em pó

Como preparar

1  Misture todos os ingredientes secos fazendo uma farofa.
2  Acrescente a água aos poucos até que se forme uma massa firme, incorporando-a por cerca de 15 minutos. Esta mistura deve ser trabalhada até que a temperatura da massa adquira a temperatura do dorso da sua mão.
3  Deixe a massa descansar em uma vasilha coberta com uma toalha úmida de 45 minutos à 1 hora. A partir deste momento deve ser manipulada o mínimo possível.
4  Após este período, retire a massa da vasilha e leve para uma superfície enfarinhada. Se for fazer só um pão forme uma única bola. Se preferir confeccionar 2 pães de cerca de 400 gramas cada, divida a massa em duas bolas.
5  Unte a(s) forma(s) só com óleo e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos.

Dicas
*  Quando a temperatura ambiente for aproximadamente de 24ºC, o pão deve crescer por cerca de 1 a 1 e 1/2 hora. Se a temperatura ambiente estiver igual ou superior a 27ºC, o tempo de crescimento varia em torno de 45 minutos à 1 hora.
*  Um teste prático para verificar se a massa já está pronta para ir ao forno, é: após 45 minutos, utilizando a ponta do dedo indicador seco, pressionar a superfície da massa empurrando-a para baixo e retirando o dedo:
    a. Caso a massa retorne rapidamente ao local de origem, ainda precisa crescer mais um pouco (a massa está imatura).
    b.Se o buraco não se desfaz, a massa já passou do ponto de crescimento. Neste caso, se desejar, “asse para ver no que vai dar”.
    c. A última possibilidade é se a massa for retornando ao local de origem devagarinho. Aí sim, ela está ótima para ir ao forno. Vá em frente!. O tempo de cozimento gira em torno de 20 minutos, porém este período pode ser maior caso goste de um pão com a crosta mais grossa.
*  A massa básica pode ser feita pura, porém fica deliciosa caso acrescente um dos complementos sugeridos.
*  Depois de untar a forma com óleo para ir ao forno, pode polvilhá-la com um pouco de fibra de trigo bem fina. Por cima do pão, polvilhe também com a fibra de trigo.
*  Outra sugestão interessante é pincelar com água a parte superior do pão e polvilhar com o complemento usado no recheio, ou seja, tomilho, linhaça ou cominho. Fica diferente e saboroso!

Nenhum comentário: