terça-feira, 3 de abril de 2012

RICOTA CASEIRA


Fazer ricota caseira é muito simples! A ricota é um queijo de baixa caloria e se constitui em uma base versátil para muitas preparações. Com ela preparamos molhos cremosos para saladas, pastas naturais, massas para tortas, recheios de pastéis e muitas outras receitas. Exercite sua criatividade e prepare outras delícias com este queijo delicioso.

5 litros de leite líquido integral
2 colheres de sopa de sal marinho
3 colheres de sopa de vinagre branco

Antes de começar a preparação, faça um saco improvisado, usando um pano de prato fino. Antes de utilizá-lo, deixe-o úmido. Eu tenho um recipiente específico para isto, bem baratinho, que adquiri em uma casa especializada em comercializar produtos diversos para propriedades rurais. Peça um recipiente para preparar queijos que eles irão disponibilizar para você.

Em uma panela grande, coloque o leite para ferver, no fogo médio, com o sal marinho.
Quando começar a ferver acrescente o vinagre. Não mexa.
Após levantar fervura desligue o fogo. Com o auxílio de uma concha grande vá retirando o conteúdo da panela e transferindo para o saco ou o recipiente próprio.
Deixe escorrer o conteúdo e feche o saco com o auxílio de um cordão firme. Pendure o saco na torneira da pia até que todo o líquido escorra, ficando apenas a parte sólida. Este processo demora de 12 a 24 horas.
Retire, então, do saco e coloque em um recipiente de vidro e conserve na geladeira por cerca de 5 dias.

Nenhum comentário: