sábado, 10 de março de 2012

PEIXE ASSADO A MODA DE PRAIA DO FORTE


Adoro peixes! A carne tenra e delicada presta-se a preparações muitos especiais e que encantam o paladar. O importante é que o peixe esteja fresco, fresquíssimo. Na minha amada Praia do Forte é fácil conseguir um peixe de qualidade e o sabor é tão maravilhoso, que não é necessário grandes aparatos culinários.

Uso um peixe (adoro vermelho!) com cerca de um quilo e meio. Então bato bem, no liquidificador, 1 colher de sopa de coentro, outra de hortelã (pode ser cebolinha também), 3 dentes de alho, 1 colher de chá de gengibre (importante ingrediente), ½ colher de chá de pimenta-do-reino, 1 colher e meia de chá de sal marinho, 4 colheres de sopa de óleo de canola ou milho e 2 colheres de sopa de água.

Coloco o peixe em uma assadeira (onde vou assá-lo) e lambuzo todo ele com este tempero. Pego então, um saco plástico e coloco o peixe dentro e deixo pegar gosto, por cerca de 20 minutos. Forro a assadeira com papel laminado (para não ressecar o peixe, bem como facilitar a limpeza depois, tudo muito prático!). Retiro o peixe do saco e coloco-o, de volta, na assadeira. Rego com umas 3 colheres de azeite de oliva extra virgem.

Cubro com papel alumínio e levo para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 1 hora (costumo dar uns furinhos no laminado). Sempre faço este procedimento, em qualquer preparação que levo ao forno, para evitar que ela perca muita umidade. Após este período, retiro o laminado e deixo terminar de assar e corar por mais 30 minutos. Fica muito saboroso!

Sirvo com legumes grelhados, farofa de cebola e arroz integral simples. É de se fartar de comer. Confesso que sento, apreciando o mar, e devoro até a cabeça!

5 comentários:

Anônimo disse...

Receita maravilhosa!
Só que eu fiz uma farofinha com cebola e manteiga...rs e coloquei dentro do peixe para assar. Ficou excelente!!
Lenira

Anônimo disse...

Adorei ficou uma delicia

Unknown disse...

Cara, a sua receita é sensacional!!! Foi um sucesso!!! Obrigado pela brilhante receita!

Unknown disse...

Cara, a sua receita é sensacional!!! Foi um sucesso!!! Obrigado pela brilhante receita!

Unknown disse...

Sensacional!!! Obrigado por compartilhar esssa receita de tão bom gosto! Fiz e foi o sucesso!!!