sexta-feira, 16 de março de 2012

NUGETTS DE TOFU AO MOLHO TERIYAKI



Quem disse que tofu não tem sabor? Por sua textura esponjosa ele é excelente para absorver sabores como o gosto pungente do shoyo. Experimente estes deliciosos nuggets que imprimem um gosto crocante e agridoce a um lanche ou aperitivo.

3 fatias de tofu que sejam bem firmes
¼ de xícara de vinagre de maçã
¼ de xícara de açúcar mascavo
shoyo para regar o tofu + ¼ de shoyo para o molho
amido de milho (o quanto baste para empanar)
óleo de canola ou milho (o quanto baste para fritar)




1. Corte cada fatia de tofu em retângulos de aproximadamente 3 cm de tamanho, com 2 cm de altura, para que fiquem firmes.
2.Deixe-as em uma vasilha por 1 hora para retirar o excesso de água. Esprema-as com cuidado para que fiquem sequinhas.
3.Regue-as com o shoyo e espere 10 minutos para que absorvam todo o sabor. Passe-as no amido de milho com atenção para que fiquem empanadas com uma camada firme, mas delicada de amido.
4. Coloque o óleo em uma frigideira. Quando estiver quente, frite os nuggets de tofu. Transfira-as para um papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
Prepare o molho: Misture o vinagre, o shoyo e o açúcar em uma panela pequena e leve-a ao fogo médio. Mexa continuamente para que o açúcar se dissolva completamente. Deixe ferver, até que engrosse. Sirva o molho quentinho sobre os nuggets.




DICAS
*Sirva como aperitivo, lanche ou acompanhamento de legumes.
* Se desejar um prato com menor teor de gordura, asse os nuggets. A diferença é que os fritos ficarão mais crocantes.
* Este é meu molho Teriyaki caseiro. É fácil de preparar e você pode utilizá-lo para regar saladas, frango, arroz ou legumes. Pode conservá-lo na geladeira por 5 dias.

Nenhum comentário: