quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ROCAMBOLE COM BATATA DOCE E CARNE DE SOJA



Quem disse que Rocambole só pode ser preparado com batata inglesa? 
A base  deste prato é o amido, o qual pode ser encontrado em outros vegetais, como batata doce, fruta pão, mandioquinha, inhame, cará.  Quando trocamos a fonte de amido, ofertamos um prato com novo sabor e com outra composição nutricional. Nossa alimentação diária só tem a lucrar, pois nosso paladar e saúde agradecem.
Criei  este Rocambole onde substitui a batatinha da receita original por batata doce, cujo sabor adocicado contrapõe-se ao ácido do molho de tomate e a carne animal por carne de soja

ROCAMBOLE COM BATATA DOCE E CARNE DE SOJA

Ingredientes

Massa

1 quilo e 200 gramas de batata doce cozida
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
2 ovos caipiras inteiros batidos
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 e 1/2 copo de leite desnatado

Recheio

350 gramas de carne de soja fina, hidratada
1 tomate picado
1 cebola picada
/2 pimentão picado
1 colher de sopa de coentro picado
sal marinho a gosto
Molho branco simples ou Molho básico de tomate

Como preparar

1  Descasque as batatas doces e passe-as no espremedor, fazendo um purê.
2  Coloque o purê em uma vasilha grande e vá adicionando todos os ingredientes da massa. Misture bem, formando uma massa consistente e homogênea.
3  Faça um rocambole, procedendo como na receita de Rocambole de batata com espinafre caído do céu. Enquanto o rocambole assa, prepare o recheio.
4  Em uma panela média, refogue a carne de soja nos temperos do recheio por cerca de 10 minutos. Mexa de vez em quando para incorporar todos os ingredientes.
5  Retire o rocambole do forno, cubra com o recheio de carne de soja e enrole, com o auxílio de uma toalha úmida.
6  Por cima, cubra com o molho de sua preferência (branco ou tomate).

Dicas

*  A batata doce é uma raiz energética que fornece alta concentração de açúcares ao organismo. É ideal para atletas, crianças e gestantes. É rica também em vitaminas A e C.
*  Desenvolvi esta receita com o intuito de divulgar outros usos culinários da batata doce, pois ela normalmente só é utilizada na nossa alimentação cozida, no café da manhã.
*  A batata doce é um amiláceo básico e pode ser utilizada em substituição a batatinha, ao inhame ou aipim. Pode ser empregada na confecção de bolos, doces, tortas ou biscoitos.

Nenhum comentário: