sábado, 16 de abril de 2016

GELEIA DE CASCAS DE MARACUJÁ

 
Achei uns maracujás robustos e suculentos e resolvi preparar uma geleia com eles. Porém, é necessário usarmos a parte branca do maracujá, para que se possa alcançar a consistência de geleia, pois ela é riquíssima em pectina, uma fibra solúvel.Fica deliciosa, além de ser caseira e nutritiva! Ai vai a receita:

6 maracujás grandes
Açúcar demerara o suficiente
Água o suficiente

1. Lave bem os maracujás, parta-os e retire a polpa com uma colher.
2. Passe toda a polpa em uma peneira, para que fique um suco concentrado de maracujá. Reserve o suco obtido e, também, separadamente, uma parte das sementes (cerca de 2 colheres de sopa).
3. Retire a parte amarela das cascas, deixando apenas a parte branca que é uma fonte enorme de pectina, uma fibra solúvel, responsável pela consistência de geleia.
4. Corte as partes brancas bem picadinhas e coloque-as para cozinharem com água o suficiente para cobri-las. Cozinhe, em fogo baixo, até que fiquem macias.
5. Em seguida, bata essa parte branca no liquidificador até conseguir uma espécie de papa. Meça a quantidade de papa que você obteve.
6. Em uma panela, coloque a papa e uma quantidade igual de açúcar demerara.
7. Acrescente o suco concentrado do maracujá, as sementes e mexa, deixando cozinhar até que fique com a consistência de geleia.
8. Conserve em vidros hermeticamente fechados, na geladeira, por até 10 dias.


Nenhum comentário: