Estudos recentes descobriram que este grupo de vegetais possui substâncias chamadas de GLICOSINATOS, as quais apresentam propriedades anti-oxidantes e anti-cancerígenas. As pesquisas apontam para o fato de que, em pessoas que consomem grandes quantidades destes vegetais, diariamente, a incidência de cânceres, como de mama, próstata, bexiga, pulmão e cólon é significativamente reduzida.
A maneira mais adequada de consumir o brócolis, repolho e demais crucíferos, é de forma crua ou levemente cozidos, no vapor, para reter o sabor e reduzir as perdas de nutriente e compostos ativos. Quando comprar o brócolis, evite aquele que já está com as flores amarelas, preferindo o firme e de cor verde brilhante.
Os resultados animadores dos estudos provam que fazer uso, de forma freqüente, de uma dieta rica em vegetais, em especial do brócolis, couve, couve flor e repolho pode ser extremamente benéfico à sua saúde.
Anote então uma receita simples, fácil e nutritiva de preparar o brócolis:
Cozinhe 400 gramas de macarrão. Lave um maço de brócolis. Pique os talos mais tenros, as folhas e as flores em pedaços pequenos. Cozinhe todas estas partes, no vapor, com um pouco de sal, por 5 minutos. Coloque 3 colheres de sopa de azeite de oliva em uma panela e refogue 6 dentes de alho e 1 cebola picados, por cerca de 5 minutos. Acrescente o brócolis e mexa mais um pouco, cozinhando por 3 minutos. Adicione o macarrão cozido e misture tudo. Se desejar, enriqueça ainda mais o prato colocando pedaços de frango, salmão ou sardinha desfiados. Sirva quente e imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário