Cerca de 30% das mulheres sofrem de sintomas típicos da tensão pré-menstrual, em torno de 10 a 15 dias antes da menstruação. Pesquisas relacionam muitos destes sintomas com a escassez ou excesso de certos nutrientes na nossa alimentação. Portanto, alguns ajustes na nosso cardápio diário, pode contribuir para minimizar muitos destes desconfortos.
Vejamos então algumas dicas:
v Beba bastante líquido, pois a água desintoxica o organismo e auxilia a desinchar. Ingerir chás, sucos naturais, água de coco, sopas de legumes e consumir frutas diuréticas como melancia e abacaxi, ajudam quando há retenção de líquidos.
v Consuma alimentos como arroz, aveia, pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras e vitaminas do complexo B, especialmente B6, ajudando a combater o enjôo, a retenção de líquidos, além de colaborar com o funcionamento do intestino e diminuir as dores de cabeça.
v Lentilha, feijões, grão-de-bico e ervilha possuem altos teores de carboidratos complexos e proteínas, contribuindo para regular os níveis de açúcar no sangue, estabilizando o humor e a ansiedade.
v Peixes como salmão, atum, sardinha e óleo de linhaça são ricos em ômega-3, uma gordura que tem propriedades antiinflamatórias e auxilia na manutenção do bom humor.
v Alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e carboidratos complexos e integrais, controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.
v A soja, especialmente consumida sobre a forma de grão ou queijo de soja (tofu) é excelente para mulheres com TPM, porque é fonte de estrogênio vegetal, que ajuda a aliviar os sintomas.
Da mesma maneira que podem auxiliar no combate da TPM, existem também os alimentos que pioram os sintomas. Os grandes vilões são:
Ø o açúcar que desperdiça cálcio, magnésio e vit B6 no processo metabólico, provocando queda de açúcar no sangue e consequentemente, desejo por mais doce, depressão e ansiedade
Ø o álcool que também pode provocar hipoglicemia
Ø a gordura presente na carne bovina, de porco ou de cordeiro, pode comprometer o bom funcionamento do fígado.
Ø o sal aumentando a retenção de líquidos
Ø e o café, refrigerantes, erva-mate e chá preto que podem causar dores nos seios, ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor, além de esgotar os estoques de vitamina do complexo B do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário