quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BACALHAU PARA O NATAL

Para fugir do tradicional peru natalino, sugiro um bacalhau leve, saboroso e fácil de preparar para a Ceia Natalina. Esta receita estará no meu próximo livro que pretendo lançar até julho de 2012.

Desejo a todos um Natal de luz e paz e um Ano Novo pleno de energias positivas, saúde, alegrias, amor e realizações.


BACALHAU PARA O NATAL

500 gramas de bacalhau (já sem pele ou espinhas)
2 tomates médios em rodelas finas
2 cebolas grandes em rodelas finas
1 pimentão em rodelas finas
5 batatas médias, cortadas em rodelas firmes e não muito finas
1 xícara de azeitonas verdes picadas
1 xícara de azeite de oliva extra virgem

   1. Corte o bacalhau em pedaços médios. Coloque-o na água para tirar o
   sal, por cerca de 12 horas. Se precisar, troque a água, uma vez.

   2. Retire as peles e espinhas eventuais.

MONTAGEM

Pincele um pirex grande com um pouco de azeite de oliva. Faça uma cama com as batatas. Siga, então, a ordem, colocando uma camada de cada: bacalhau, tomates, pimentões, azeitonas, cebolas, regue com metade do azeite, bacalhau, batatas e finalize com as cebolas. Banhe com o resto do azeite. Cubra o pirex com papel laminado (faça uns furinhos no laminados que ajuda a assar de forma mais homogênea).  Leve para assar, no forno médio, pré-aquecido por cerca de 50 minutos.

Depois deste tempo, retire o laminado e deixe terminar de cozinhar por mais 10 minutos. O ideal é que, ao fim do cozimento, ele permaneça úmido e envolto na maciez encorpada do azeite.

DICAS

* Alguns estabelecimentos vendem o bacalhau já em dessalgado e em lascas. É mais prático, rápido e fácil de usar.
* Sigo esta ordem, porém, você pode modificá-la. Uma ótima opção e colocar uma camada de rodelas de chuchu.
* Se preferir, troque as azeitonas verdes por pretas.
* Substitua o bacalhau por salmão ou filés de qualquer peixe (sardinha, merluza, badeja, tilápia, linguado)

UMA COISINHA BEM IMPORTANTE QUE APRENDI: O uso do laminado nos alimentos que levamos para o forno é uma maneira de mantê-los úmidos, evitando que percam muita água e fiquem ressecados. Tiramos o laminado quando o alimento já está quase cozido e, cerca de 10 minutos antes de retirá-lo do forno, removemos o papel para que termine de assar e fique com uma bonita cor dourada.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CHUTNEY DE PERAS


CHUTNEY DE PERAS
Uma das preparações mais interessantes e versáteis que conheço são os Chutneys, palavra inglesa que se refere a uma conserva ou condimento agridoce usada no sul da Ásia. Em geral, os Chutneys contêm especiarias e vegetais frescos, podendo ser úmidos ou secos. As possibilidades são infinitas, pois é possível prepararmos chutney com praticamente todos os vegetais que imaginarmos. Ao tradicional chutney de manga, somam-se os de tomate, carambola, pêssego, pêra, damasco, tamarindo, ameixa e até coco. A adição de açúcar ou mel imprime o sabor adocicado, ao qual se contrapõe o ácido fornecido pelo vinagre e cebola. A utilização de especiarias variadas pode incluir o cravo, cardamomo, gengibre, cominho, sementes de mostarda, curry, anis estrelado e muitas outras, as quais agregam variações de sabores, do picante ao perfumado. Na Índia, o chutney é geralmente servido acompanhando carnes e legumes, porém sua adição a pães e queijos, constitui-se em uma agradável e surpreendente opção para se servir em lanches e piqueniques. Nas refeições mais extravagantes é um condimento sofisticado que agrada a todos e garante elogios. No Natal costumo preparar o de pêra, de textura delicada e sabor suave que fica muito bem como um acompanhamento para o tradicional peru. Como a geléia, o chutney precisa “descansar” alguns dias antes de ser consumido. Portanto, preparo uns 15 dias antes da ceia natalina e conservo-o na geladeira. Aliás já fiz isto semana passada.
4 peras descascadas e cortadas em cubos
1 cebola média picada (prefiro utilizar a roxa)
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de cardamomo (opcional)
1 anis estrelado
1 colher de chá de sementes de mostarda
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de óleo de canola
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
1.      Em uma panela coloque o óleo e refogue as cebolas e o alho até que fiquem transparentes (é um momento que adoro: ouvir o agradável barulhinho da cebola e alho sendo refogados e o perfume que toma conta da casa).
2.      Adicione o mel e o vinagre e mexa até ficar homogêneo e o mel derreter.
3.      Acrescente o curry, as sementes de mostarda, o cardamomo, o anis, o gengibre ralado, a pimenta e o sal.
4.      Coloque as peras e deixe cozinhá-las, em fogo baixo, até que a calda fique reduzida ( demora em torno de 45 minutos), mexendo de vez em quando. Conserve a panela semidestampada.
5.      Quando se formar uma pasta úmida e consistente, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.  Está pronto quando tiver a consistência de uma compota.
6.      Algumas pessoas costumam bater o conteúdo no liquidificador. Pessoalmente prefiro esmagar o chutney com um garfo e deixá-lo com alguns pedaços maiores aparentes.
7.      Conserve na geladeira e utilize pelo menos após 24 horas, para que os sabores se intensifiquem.

DICAS
* Sirva com torradas, frango ou peixe.
* Substitua as peras por 2 mangas.