domingo, 27 de fevereiro de 2011

ROCAMBOLE COM BATATA DOCE E CARNE DE SOJA

 
  A batata doce é uma raiz energética que fornece alta concentração de açúcares ao organismo. É ideal para atletas, crianças e gestantes. É rica também em vitaminas A e C. Como normalmente, só utilizamos esta rica fonte de amido, cozida, no café da manhã ou jantar, desenvolvi esta receita com o intuito de divulgar outros usos culinários da batata doce. A batata doce é um amiláceo básico e pode ser utilizada em substituição a batatinha, ao inhame ou aipim. Pode ser empregada na confecção de bolos, doces, tortas ou biscoitos.


ROCAMBOLE COM BATATA DOCE E CARNE DE SOJA

Ingredientes

Massa
1 quilo e 200 gramas de batata doce cozida
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
2 ovos caipiras inteiros batidos
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 e 1/2 copo de leite desnatado

Recheio
350 gramas de carne de soja fina, hidratada
1 tomate picado
1 cebola picada
/2 pimentão picado
1 colher de sopa de coentro picado
sal marinho a gosto
Molho branco ou Molho de tomate

Como preparar

1 Descasque as batatas doces e passe-as no espremedor, fazendo um purê.
2 Coloque o purê em uma vasilha grande e vá adicionando todos os ingredientes da massa. Misture bem, formando uma massa consistente e homogênea.
3 Faça um rocambole, untando uma assadeira com manteiga e forre-a com a massa completamente. Leve para assar em forno pré-aquecido. Enquanto o rocambole assa, prepare o recheio.
4 Em uma panela média refogue a carne de soja nos temperos do recheio por cerca de 10 minutos. Mexa de vez em quando para incorporar todos os ingredientes.
5 Retire o rocambole do forno, cubra com o recheio de carne de soja e enrole, com o auxílio de uma toalha úmida.
6 Por cima, cubra com o molho de sua preferência (branco ou tomate).

domingo, 20 de fevereiro de 2011

OS 10 ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS DO MUNDO



OS 10 ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS DO MUNDO

O nutricionista e psicólogo americano Jonny Bowden esteve no ano passado no Brasil para lançar o livro "As Refeições mais Saudáveis do Mundo" Com doutorado em nutrição pela Universidade Clayton pela Saúde Natural, ele se dedica há mais de duas décadas à pesquisa dos alimentos e aqui enumera quais são os dez mais saudáveis do mundo e que deveriam fazer parte do nosso cardápio diário:

1- Sardinha:
é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de Ômega 3, um tipo de gordura "boa", essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. As sardinhas são chamadas de "comida saudável em lata" por Bowden, que aconselha que sejam compradas as preservadas no próprio óleo ou em azeite, quando não puderem ser consumidas frescas.

2- Repolho:
as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

3- Folha de beterraba:
geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden também afirma que a beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

4- Açaí:
em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes.Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.
5- Goiaba:
rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

6- Cereja fresca:
tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

7- Chocolate meio-amargo:
rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 biológicos do organismo.
8- Frutas oleaginosas:
são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.

9- Canela:
ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

10- Semente de abóbora:
é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden, que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

SALADAS : OPÇÃO PERFEITA PARA O VERÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


 SALADAS : OPÇÃO PERFEITA PARA O VERÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

As saladas oferecem uma excelente oportunidade para aumentarmos nosso consumo diário de vegetais crus, ampliando a oferta de vitaminas e sais minerais necessários ao nosso organismo.

Nosso almoço deve sempre ser iniciado com uma salada crua ou cozida, enriquecida por molhos saudáveis e que acentuam o sabor dos vegetais. Pessoas que comem saladas antes do almoço consomem 12% menos de calorias do que se fossem direto ao prato principal.

É interessante enfocar alguns aspectos que podem auxiliá-lo no preparo de um prato de salada mais atraente, saborosa e saudável.

*  As saladas podem ser servidas naturais ou geladas.

*  Varie diariamente os tipos de vegetais utilizados, diversificando o colorido, texturas e sabores. Este procedimento evitará a monotonia de gosto, além de proporcionar uma diversidade na oferta de sais minerais e vitaminas.

*  Exercite sua criatividade, confeccionando belos pratos que dão prazer aos olhos e ao estômago.

*  Várias opções de molhos são oferecidas. Permute os molhos entre as diferentes saladas.

*  Lembre-se que os legumes devem ser preparados no vapor, com pouca água e cozidos apenas o necessário. O tempo médio de cozimento no vapor é de cerca de 5 minutos.

*  O sal marinho deve sempre ser utilizado com parcimônia. Não abuse. As ervas podem substituí-lo sem perda no sabor final do prato.

*  Enriqueça as saladas acrescentando ovos cozidos, azeitonas pretas ou verdes, uvas passas pretas ou brancas, tomates sem sementes, cogumelos, pimentões ou cebolas picadas.

*  Use e abuse das ervas e condimentos.

*  Se desejar adicionar um aporte protéico à salada, acrescente grãos cozidos em água e sal, tais como: ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja. Antes de cozinhá-los é conveniente deixá-los de molho na água, na noite anterior.

*  O trigo para quibe constitui ótima opção para enriquecer suas saladas. Deixe-o de molho por cerca de 1 hora e escorra-o em seguida. Adicione-o aos vegetais e misture bem.

*  Os vegetais utilizados no preparo das saladas devem ser bem limpos e lavados adequadamente.

*  Os ingredientes usados no preparo dos molhos podem ser misturados manualmente ou com auxílio do liquidificador.

*  Os vegetais utilizados em cada salada podem ser misturados, ou arrumados separadamente, valorizando as diferentes cores e texturas.

SALADA  NUTRITIVA

250 gramas de macarrão integral cozido (ninho ou conchinha)
1/2 xícara de brócolis cozido
1 cenoura grande cozida em rodelas
1/2 xícara de ervilha fresca, cozida
1/4 xícara de vagem cozida e picada
2 tomates sem casca e sementes, cortados em 4
/4 xícara de queijo frescal em cubinhos
2 ovos cozidos e picados

MOLHO

1/3 de xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de manjericão picado
1/2 xícara de iogurte natural
1 dente de alho amassado

VARIAÇÕES
*  Acrescente 1/4 de xícara de cogumelos picados
*  Adicione 1 pimentão verde picado

SALADA  COLORIDA

1 alface cortada em pedaços médios
2 cenouras médias raladas cruas
2 abobrinhas raladas curas
1 pimentão vermelho em tiras
1 xícara de azeitonas pretas picadas
1/2 xícara de cebolinhas picadas

MOLHO

1 copo de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de chá de noz moscada
1 colher de sopa de suco de limão
sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

VARIAÇÕES
*  Adicione 5 nozes picadas
*  Substitua as azeitonas pretas pelas verdes e o pimentão vermelho pelo amarelo ou verde



SALADA REVIGORANTE

2 xícaras de repolho roxo picado
1/2 xícara de trigo para quibe
1 xícara de maçã vermelha picada
1/2 xícara de uva passa
1/2 xícara de cenoura ralada

MOLHO

1 dente de alho picado
1/4 de xícara de vinagre de maçã
1/4 de colher de chá de páprica
1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino
3/4 de xícara de óleo de milho

VARIAÇÕES
*  Repolho roxo por verde
*  Vinagre por suco de limão
*  Maçã por pêra
*  Óleo de milho por azeite de oliva

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ASSADO DIFERENTE DE BANANA DA TERRA


Prepararmos pratos diferentes a partir de ingredientes simples e comuns, é um dos maiores prazeres de quem aprecia exercitar a criatividade na cozinha. Em geral, costumamos utilizar a banana-da-terra cozida ou frita. Esta semana, como sugestão, sugiro que vocês experimentem um delicioso assado de banana-da-terra, que pode ser servido no almoço, como um delicioso complemento. O doce da banana se contrapõe ao ácido do molho de tomate, que é suavizado pela leveza do queijo coalho ou frescal.
Vale a pena experimentar!

ASSADO DIFERENTE DE BANANA DA TERRA

Ingredientes

3 bananas da terra cortadas longitudinalmente em fatias médias
2 xícaras de queijo frescal ou coalho ralado
3 xícaras de molho de tomate

Como preparar

1 Forre um pirex com uma camada de fatias de banana da terra. Cubra com uma camada de molho de tomate aquecido e a seguir com o queijo frescal ralado.
2 Repita a operação mais uma vez, sempre terminando com o queijo.
3 Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Dicas

* Este assado é um dos pratos mais simples, rápido e saboroso que conheço na cozinha natural. Agrada a todos os paladares, inclusive das crianças, devido ao sabor adocicado da banana.
* A banana, planta originária da Malásia, é uma inesgotável fonte de açúcares, potássio, sódio, fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C.
* Este vegetal é muito utilizado na medicina natural, regularizando as funções digestivas.