quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PARA RECEBER A PRIMAVERA: SALADAS





Para brindarmos a Primavera que chegou sugiro, no almoço do fim-de-semana, uma deliciosa e refrescante salada. 


SALADA PRIMAVERA

2 laranjas em gomos, sem a parte branca
1/2 pepino descascado e cortado em cubos
1 pé de alface americana
100 gramas de ricota esfarelada

MOLHO

1 colher de sopa de vinagre de maçã
1/3 xícara de nozes picadas
sal marinho a gosto
pimenta-do-reino a gosto
4 colheres de sopa de azeite de oliva

VARIAÇÕES
*    Substitua a ricota por queijo frescal picado
*    A alface escolhida deve ser bem crocante.

SALADA VIVA A VIDA

500 gramas de cenouras cruas raladas e em tiras
4 colheres de sopa de coco ralado em tiras

MOLHO

suco de 1 laranja
suco de 1 limão

VARIAÇÕES
*    Substitua os sucos cítricos por azeite de oliva e vinagre de maçã

SALADA COLORIDA

2 cenouras raladas
1/2 manga cortada em fatias finas
3 colheres de sopa de germe de trigo
40 gramas de espinafre cozido
folhas de agrião picadas

MOLHO

1 colher de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de sopa de cebola ralada
1 colher de sopa de suco de limão
sal marinho a gosto.

VARIAÇÕES
*    Substitua o germe de trigo por 1 colher de sopa de semente de gergelim

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OS DEZ PIORES ALIMENTOS PARA SUA SAUDE

Nutricionista Michelle Schoffro lista os 10 piores alimentos para sua saúde

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10º lugar: Sorvete


Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho


De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza


Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente


Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal. 3º lugar: Donuts (Rosquinhas) Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura mque você pode ingerir”, alerta a mnutricionista. Essa substância está mrelacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante


Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr.
Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55  mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet


“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Continua abaixo “Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e póspólio.
É POR ISSO QUE EU DOU AO REFRIGERANTE DIET O PRÊMIO DE PIOR ALIMENTO DE TODOS OS TEMPOS”, CONCLUI.

Concordo integralmente com a lista da eminente nutricionista!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COMBINADO ANTIENVELHECIMENTO DE QUINOA AO CURRY COM SALMÃO E LASCAS DE AMÊNDOAS

Amigos:

Estou muito feliz e gratificada, pois na ultima edição da Revista da Perini, lançada esta semana, como Chef convidada, foi publicada uma receita original que criei para os leitores e clientes desta renomada empresa. Escolhi um "Combinado antienvelhecimento de Quinoa ao curry com salmão e lascas de amêndoas". É um prato delicioso e nutritivo.
Agradeço a Perini pelo convite e pelo oportunidade de divulgar meu trabalho, bem como de uma alimentação saudável e saborosa.
Convido todos a degustarem!


                    COMBINADO ANTIENVELHECIMENTO DE QUINOA AO CURRY COM 
                                                SALMÃO E LASCAS DE AMÊNDOAS

INGREDIENTES2 cebolas picadas
3 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 xícara de quinoa
1 e 1/2 xícara de água quente
500 gramas de salmão em cubos
suco de 1/2 limão
4 rodelas de gengibre picadas
4 colheres de chá de curry
2 colheres de chá rasas de sal marinho
2 colheres de sopa de passas hidratadas
1 colher de sopa cheia de lascas de amêndoas
coentro ou salsiha picados a gosto para enfeitar (opcional)

COMO PREPARAR
1.Lave a quinoa, por duas vezes em água fria e deixe escorrer bem. Embora a maioria da quinoa embalada já ter sido limpa, é necessário lavar as sementes que são naturalmente revestidas com saponina, uma substância amarga que as protege contra as aves.
2. Coloque 3 colheres de sopa de azeite numa panela média. Acrescente 1 cebola picada e 1 dente de alho picado. Refogue por 3 minutos. Adicione o curry e deixe liberar os aromas por 2 minutos. Coloque a quinoa e incorpore todos os ingredientes. Adicione a água quente e 1 colher de chá de sal marinho. Deixe a panela semi-destampada e cozinhe a quinoa por 15 minutos. Apague o fogo e deixe a quinoa terminar de cozinhar por mais 15 minutos. As sementes devem ficar crocantes.
3. Enquanto espera a quinoa cozinhar, prepare o salmão. Tempere os cubos de salmão com 1 colher de chá de sal e o suco de ½ limão. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de sopa de azeite, a outra cebola picada, o outro dente de alho picado e o gengibre. Acrescente os cubos de salmão. Mexa por 5 minutos e, sem seguida, acrescente as lascas de amêndoas. Misture tudo por mais 3 minutos.
4. Acrescente a quinoa ao salmão e finalize com as passas.
5. Se desejar enfeite com a salsinha ou coentro picados.

DICAS
1.Pode enfeitar com ovos cozidos picados, para enriquecer ainda mais este nutritivo e revigorante prato.
2. Pode substituir a quinoa por arroz integral, ou misturar os dois cereais.
3. Pode substituir o salmão por bacalhau ou sardinha.
4. Se gostar de sabores picantes aumente a quantidade de curry ou adicione pimenta chilli, malagueta ou de moça.
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TORTAS INTEGRAIS: ESPINAFRE E E MILHO


Esta  torta  serve de base para os mais variados receheios: palmito, brócolis com ricota, abobrinha e berinjela são algumas outras sugestões. Exercite sua criatividade!

TORTA INTEGRAL - MASSA BÁSICA

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de óleo de milho ou canola

Como preparar

1  Em uma vasilha, junte as duas farinhas de trigo, acrescente o fermento e o sal. Misture bem.
2  Em seguida, adicione o óleo e um pouco de água, trabalhando até formar uma massa consistente. Cubra com pano úmido e deixe fermentar por cerca de 20 minutos.
3  Unte com óleo e polvilhe com farinha de trigo uma forma desmontável. Revista o fundo da forma com metade da massa, coloque o recheio escolhido e cubra novamente com o resto da massa.
4  Fure a massa com um garfo e leve-a para assar em forno médio, pré-aquecido, de 20 a 30 minutos.

RECHEIO DE ESPINAFRE

Ingredientes

1 molho de espinafre picado
2 cebolas picadas
150 gramas de ricota esfarelada
10 azeitonas pretas ou verdes picadas e sem caroços
2 colheres de sopa de água
Molho de soja a gosto
Sal marinho a gosto

Como preparar

1  Refogue as cebolas na água por cerca de 5 minutos. Acrescente o espinafre picado e deixe cozinhar na própria água até ficar macio.
2  Adicione a ricota esfarelada, as azeitonas picadas, o molho de soja e o sal.
3  Misture tudo muito bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
4  Coloque o recheio sobre a massa básica e forre a torta com o restante da massa. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 15 minutos.



RECHEIO DE MILHO

Ingredientes

2 xícaras de milho verde
2 tomates picados
1 colher de sopa de óleo de milho ou canola
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado  (opcional)
1 cebola picada
1 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de salsa picadinha
2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de uvas passas pretas picadas e sem caroços
1/2 copo de água
2 gemas
sal marinho a gosto

Como preparar

1  Bata no liquidificador o tomate e a cebola juntamente com meio copo de água, formando um molho.
2  Em uma panela, coloque o óleo e esquente em fogo baixo. Acrescente o milho verde, a salsa, o sal e o molho do liquidificador. Mexa bem e cozinhe por 10 minutos.
3  Divida esta mistura em duas partes. Coloque uma delas em uma vasilha (grãos inteiros de milho), adicione as uvas passas picadas e misture bem.
4  Junte as duas gemas à outra metadeda mistura e bata no liquidificador. Despeje em uma panela, as duas misturas de milho, adicione o leite e a farinha de trigo, incorporando tudo muito bem. Deixe cozinhar em fogo brando até engrossar e dissolver o leite completamente, mexendo sempre.
5  Proceda como no item 4 do recheio de espinafre.