Esta receita tem uma história muito interessante e que demonstra que, muitas vezes, podemos não gostar de um determinado alimento, simplesmente porque nunca o provamos de uma maneira que agradasse nosso paladar.
Minha filha mais velha, Milena, não gostava de brócolis, quando era pequena. Sempre fui fã incondicional deste vegetal, não só pelas suas inúmeras propriedades nutricionais benéficas a nossa saúde, como também, porque adoro degustá-lo. Então, resolvi criar uma receita onde pudesse utilizar o brócolis e que fosse um prato que ela apreciasse.
Como ela adora massas, resolvi, então, montar esta lasanha, onde o brócolis é ofertado em forma de uma pasta, constituindo-se em um prato leve, saboroso e super saudável.
Ingredientes
5 xícaras de molho de tomate
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de manjericão picado
sal marinho a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de óleo de milho ou canola
Como preparar
1 Cozinhe a lazanha em água fervente com sal e uma colher de sopa de óleo de milho ou canola.
2 Retire-a do fogo e deixe-a descansar em cima de um pano úmido.
3 Cozinhe o brócolis no vapor por cerca de 5 minutos. Bata-o no liquidificador com um pouco da água do cozimento e sal marinho a gosto. Reserve.
4 Bata agora, no liquidificador, o queijo frescal ralado com o suco de limão, o sal marinho, a pimenta e o manjericão, até formar uma pasta grossa e consistente.
5 Adicione a mistura de brócolis à pasta de queijo, até formar um purê cremoso.
6 Unte uma forma com manteiga e arrume a lasanha: forre a forma com a massa, depois o molho de tomate e por último, a pasta de queijo e brócolis batido. Repita a operação, terminando sempre com a camada de brócolis.
7 Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.
Dicas
* Dentre os vegetais, o brócolis é um dos mais estudado atualmente, devido a sua riqueza em elementos benéficos à saúde. É um vegetal rico em betacaroteno, vitamina C, selênio, ácidos pantotênico e fólico. Estas substâncias auxiliam nosso organismo a reduzir os radicais livres. Apresenta-se ainda como uma boa fonte de cálcio e fibras.
* O queijo minas frescal pode ser substituído pelo coalho.