domingo, 16 de novembro de 2014

terça-feira, 11 de novembro de 2014

DICAS PARA PREPARAR BOLOS DELICIOSOS

É final de tarde e aquele cheirinho de bolo invade a cozinha e se espalha pela casa toda. A sensação é uma das mais agradáveis, mas pode ter o efeito totalmente inverso se na hora de abrir a porta do forno, você se deparar com uma das seguintes surpresas: a massa solou, não cresceu ou está queimada. Portanto, como muitos têm dúvidas sobre como confeccionar um bolo perfeito e delicioso, compartilho, esta semana, algumas dicas que, com certeza, contribuirão para que possam preparar um bolo muito especial!

1. Aqueça o forno e unte a forma
Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 °C. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murcho.

2. Na hora de assar, preaqueça o forno por dez minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita.

3. Use ingredientes na temperatura ambiente
Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados. Outra dica importante: antes de acrescentar os ovos, à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado.

4. Bata as claras até que fiquem firmes
Se na receita pedir claras em neve, bata até o ponto em que você vira a tigela e ela não cai. Misture-as delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, incorporando à massa.

5. Adicione o fermento em pó só no final
Ele deve ser o último item incluso na massa. Guarde-o em local seco e fresco, fora da geladeira. A mudança de temperatura faz o fermento ficar alterado. Também vale checar a validade do produto antes de começar a receita.

6. Cubra o bolo depois de tirá-lo do forno
Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar. Também, não parta o bolo muito quente, pois ele esfarela completamente.

7. Evite abrir o forno nos primeiros 15 minutos
É recomendável cobrir o bolo com papel-alumínio se a superfície corar antes que a massa termine de assar. A parte brilhante deve estar voltada para o bolo. Deixe-o em forno brando até terminar de assar.

8. Deixe o bolo molhado
Para que o bolo fique com a massa bem molhada, você pode adicionar uma maçã ralada ou procurar receitas com iogurte, leite e até água quente.

9. Fique atenta às medidas
Ter um medidor correto para as receitas ajuda na hora de acertar a mão na massa, além de ter uma balança digital para as medidas em gramas.

10. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica

Boa sorte!
Abraços

Katia Borges

Especialista em Gastronomia Saudável

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MINHA SUGESTÃO PARA O FINAL DE SEMANA: SUCO DE HIBISCO


As flores de hibisco possuem antocianinas, flavonoides antioxidantes que retardam o envelhecimento, anulando o efeito nocivo dos radicais livres.
Preparo: Coloque ½ litro de água para ferver. Apague o fogo e acrescente 1 colher de sopa de flores secas de hibisco. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Consuma na temperatura ambiente ou gelado. Se desejar, adoce com mel a gosto.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ESPAGUETE DE ABOBRINHA COM TOMATE CEREJA E PESTO


Uma salada deliciosa: diferente, refrescante e saudável!

Para o pesto:

1 xícara de manjericão fresco
1 dente de alho
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado fresco
Sal marinho a gosto
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Para o macarrão

3 médias ou 4 abobrinhas pequenas
1 xícara de tomates cereja cortados ao meio
Sal marinho e pimenta do reino a gosto

Em um processador de alimentos coloque o manjericão, o alho, o queijo parmesão e o sal marinho até que se forme uma mistura homogênea. Lentamente, adicione o azeite extra virgem, enquanto aperta a tecla pulsar. Reserve.
Rale as abobrinhas no sentido do comprimento, com a casca e sem sementes. Misture-as com o pesto e os tomates cereja. Tempere com o sal, pimenta do reino e regue com um fio de azeite extra virgem.